metropoles.com

Planalto vê Elmar e Brito enfraquecidos após ascensão de Hugo Motta

Planalto avalia que Elmar Nascimento e Antônio Brito saem enfraquecidos após reviravolta que pôs Hugo Motta no jogo da sucessão na Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Líder do União Brasil, Elmar Nascimento - Metrópoles
1 de 1 Líder do União Brasil, Elmar Nascimento - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Ministros do Palácio do Planalto avaliam que a ascensão do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) no jogo da sucessão na Câmara enfraquece outros dois candidatos até então considerados fortes na disputa: Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).

O nome de Motta já era citado como possível candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL). O parlamentar, porém, só entrou de fato no jogo nessa terça-feira (3/9), após o deputado Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, desistir da disputa e anunciar apoio ao correligionário paraibano.

4 imagens
Vice-presidente do Congresso, Marcos Pereira (Republicanos-SP)
O líder do União Brasil, Elmar Nascimento
O líder do PSD na Câmara, Antonio Brito
1 de 4

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) virou favorito para assumir a presidência da Câmara

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
2 de 4

Vice-presidente do Congresso, Marcos Pereira (Republicanos-SP)

Câmara dos Deputados
3 de 4

O líder do União Brasil, Elmar Nascimento

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
4 de 4

O líder do PSD na Câmara, Antonio Brito

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Pereira anunciou sua desistência e apoio a Motta primeiro a Lula. O petista recebeu o dirigente no Palácio do Planalto no final da tarde de terça. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que é filiado ao Republicanos, acompanhou a conversa. Depois, Pereira avisou Lira.

Motta é visto no Planalto como um parlamentar com maior capacidade de aglutinar apoios na disputa pelo comando da Câmara. O deputado tem boa relação com a esquerda e com integrantes da direita — ele é muito próximo, por exemplo, de Ciro Nogueira, presidente do PP e ex-ministro de Jair Bolsonaro.

Entre Brito e Elmar, auxiliares de Lula avaliam que o deputado do PSD é quem mais sai mais enfraquecido após a reviravolta no Republicanos. Na manhã de terça, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, chegou a se reunir com Lula no Planalto, mas rejeitou uma possível desistência de Brito.

Elmar vai querer “negociar caro”

Até a manhã desta quarta-feira (4/9), tanto Brito quanto Elmar mantinham suas pré-candidaturas. Na avaliação de um influente ministro de Lula que acompanha o tema, o candidato do União Brasil certamente “vai querer negociar caro” sua eventual desistência da disputa.

Integrantes do Planalto negam, contudo, que o governo vá negociar um ministério para Elmar. “O que cabia ao governo era apoiar a construção do Marcos Pereira e agora do Hugo. Retirada do Elmar cabe ao Lira e à Câmara. Retirada do Brito também”, disse um ministro de Lula, sob reserva.

Uma das possibilidades aventadas são eventuais vagas no Tribunal de Contas da União (TCU), casos os ministros Augusto Nardes e Aroldo Cedraz antecipem suas aposentadorias. As vagas dos dois magistrados são de indicação da Câmara e poderiam entrar na negociação pela sucessão de Lira.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?