metropoles.com

Planalto procura Lira após Lula preterir aliado do deputado para o TST

Palácio do Planalto e aliados de Lula procuraram Arthur Lira após nome apoiado pelo presidente da Câmara ser preterido para vaga no TST

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/Metropoles @igoestrela
O presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira -- Metrópoles
1 de 1 O presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira -- Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/Metropoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

Integrantes do Palácio do Planalto procuraram o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), após Lula preterir um candidato apoiado pelo deputado para uma vaga no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Na terça-feira (30/4), Lula decidiu nomear o advogado mineiro Antonio Fabrício de Matos Gonçalves como ministro do TST. Com a decisão, o petista preteriu o alagoano Adriano Avelino, nome apoiado por Lira para a vaga.

Antes mesmo de Lula tornar pública sua decisão, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, procurou o presidente da Câmara para informar que outro candidato seria escolhido para a Corte trabalhista.

Na conversa, Rui explicou que Lula não tinha como nomear Avelino em razão do histórico de apoio do advogado a Jair Bolsonaro e de ataques ao atual presidente da República e à ex-presidente Dilma Rousseff.

Aliados de Lula também procuraram Lira

Já o nome escolhido por Lula para a vaga no TST integra o Prerrogativas, grupo de advogados antilavajatistas e progressistas que apoia abertamente o atual governo.

Amigo pessoal de Lula, o coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, fez questão de ligar para o presidente da Câmara na segunda-feira (29/4) para falar sobre a escolha do TST.

“Falei para ele que não foi uma campanha contra o candidato dele, mas a favor de um candidato que a gente acha que se encaixava melhor na vaga”, relatou Marco Aurélio à coluna.

O coordenador do Prerrogativas fez questão de ressaltar que, recentemente, fez questão de ajudar a diminuir as resistências no PT a um nome apoiado por Lira para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Lula contemplou Pacheco com escolha para TST

Além do Prerrogativas, o advogado escolhido por Lula para o TST tinha o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ambos se conhecem de Minas Gerais.

O advogado escolhido integrava lista tríplice escolhida pelo próprio TST e enviada para Lula escolher um nome. Além de Antonio Gonçalves e Adriano Avelino, a lista tinha ainda a advogada sergipana Rosilene Morais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?