Planalto define quem comandará Secretaria Extraordinária para COP30
Palácio do Planalto já definiu quem chefiará a recém-criada Secretaria Extraordinária para COP 30, evento que acontecerá em Belém, em 2025
atualizado
Compartilhar notícia
O Palácio do Planalto já definiu quem comandará a recém-criada Secretaria Extraordinária para a COP 30, conferência do clima da ONU que acontecerá na cidade de Belém (PA), em novembro de 2025.
O escolhido foi Valter Correia, atual diretor de Administração e Pessoas da DataPrev. Ele é ligado à secretaria-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, com quem trabalhou em governos petistas anteriores.
Segundo fontes do Planalto, a nomeação de Correia deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União. O futuro secretário, porém, já começou a atuar informalmente no tema.
A secretaria extraordinária da COP30 foi criada por meio de decreto do presidente Lula publicado nesta quarta-feira (20/3) no DOU. A pasta será oficialmente vinculada à Casa Civil da Presidência.
O órgão será responsável pela coordenação central da organização da COP30 junto à Prefeitura de Belém e ao governo do Pará, coordenando obras, gerindo contratos e articulando demais ações necessárias.
A secretaria terá 30 servidores, entre efetivos e comissionados. Os cargos já existem na estrutura do Ministério da Gestão e serão remanejados temporariamente até o fim da pasta, previsto para junho de 2026.