metropoles.com

Planalto busca Pacheco e Lira para viabilizar Auxílio Brasil no teto

Segundo apurou a coluna, a solução mais bem encaminhada seria mudar o cálculo da inflação que é levada em conta na regra do teto de gastos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro casa Civil, Ciro Nogueira e Ministro da cidadania, João Roma saindo da Câmara dos Deputados após reunião com presidente da Arthur Lira 3
1 de 1 Ministro casa Civil, Ciro Nogueira e Ministro da cidadania, João Roma saindo da Câmara dos Deputados após reunião com presidente da Arthur Lira 3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, dedicou boa parte da manhã desta quinta-feira (21/10), para negociar com a cúpula do Congresso uma solução para viabilizar o Auxílio Brasil de R$ 400 dentro do teto de gastos.

Pela manhã, Ciro foi primeiro à residência oficial do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). De lá, seguiu para a residência ao lado, para se reunir com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Solução

Segundo apurou a coluna com fontes envolvidas nas negociações, a solução mais bem encaminhada hoje seria mudar o cálculo da inflação que é levada em conta no teto de gastos.

Aprovada em 2016 por meio de emenda à Constituição, a regra estabelece que a União só pode gastar o valor despendido no ano anterior, corrigido pela inflação acumulada em doze meses até junho.

A mudança em debate prevê considerar a inflação do ano anterior fechado, de janeiro a dezembro. Quem defende a ideia diz que a alteração poderia abrir um espaço maior no teto de gastos para bancar o Auxílio Brasil.

A solução teria partido de integrantes do Congresso e da ala política do governo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu respeitar a “decisão política” sobre o assunto.

PEC dos Precatórios

A ideia da ala política do governo e da cúpula do Congresso é aprovar a mudança na regra do teto por meio da PEC que altera a forma de pagamento de precatórios pela União, em tramitação na Câmara.

Relator da proposta, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) acompanhou Ciro nas reuniões de hoje, assim como o ministro da Cidadania, João Roma.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?