metropoles.com

Planalto aposta em Nunes Marques contra decisão de Fachin sobre armas

Em decisão liminar, Edson Fachin suspendeu trechos de decretos do presidente Jair Bolsonaro que facilitaram a compra e o porte de armas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro do STF, Kassio Nunes Marques e Bolsonaro, durante Cerimônia de Sanção do Projeto de Lei que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª Região 26
1 de 1 Ministro do STF, Kassio Nunes Marques e Bolsonaro, durante Cerimônia de Sanção do Projeto de Lei que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª Região 26 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Ministros e outros integrantes do Palácio do Planalto esperam que o ministro do STF Nunes Marques se insurja contra a decisão do colega Edson Fachin de restringir o número de armas e munições que podem ser adquiridas por cidadãos comuns.

Fachin tomou a decisão de forma liminar (provisória) em três ações apresentadas pelo PSB e pelo PT que questionavam decretos e portarias do governo Jair Bolsonaro que flexibilizaram a aquisição de armas e munições. O ministro é relator desses processos.

A decisão foi considerada um “drible” de Fachin em Nunes Marques, que vinha impedindo a deliberação do STF sobre a política armamentista de Bolsonaro desde o ano passado, após pedir vistas no julgamento dessas ações no plenário virtual da Corte.

No Planalto, ministros dizem que Nunes Marques sinalizou que deve questionar a decisão de Fachin, argumentando que o colega teria violado o regimento interno do STF, ao não aguardar a devolução da vista, e a Lei 9.868/99, que trata sobre o julgamento de ações direta de inconstitucionalidade.

Nunes Marques, vale ressaltar, foi o primeiro ministro do STF indicado por Bolsonaro. A nomeação ocorreu em 2020, e o magistrado ocupou a vaga aberta após a aposentadoria do ministro Celso de Mello, então decano do Supremo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?