metropoles.com

Planalto prevê 2º turno “apertado” na Argentina entre Massa e Milei

Ministros que acompanham Lula no Planalto acreditam que o atual ministro da Economia da Argentina leva a Presidência, mas por pouco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tomas Cuesta/Getty Images
Imagem colorida combinada mostra candidatos argentinos Sergio Massa e Javier Milei Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida combinada mostra candidatos argentinos Sergio Massa e Javier Milei Planalto - Metrópoles - Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

Ministros do Palácio do Planalto preveem um segundo turno “apertado” nas eleições presidenciais da Argentina entre o atual ministro da Economia do país, Sergio Massa, e o deputado federal de extrema direita Javier Milei, em 19 de novembro.

Candidato do atual governo, Massa surpreendeu e terminou o primeiro turno, no domingo (22/10), liderando, com 36,5% dos votos. Já Milei, até então favorito por ter vencido as primárias, ficou em segundo lugar, com 30%.

Na avaliação de ministros de Lula, Massa seguirá como favorito, mas a disputa será “apertada, como no mundo inteiro”. Um dos primeiros desafios dele, dizem, será garantir os votos do candidato peronista e da candidata de esquerda.

“Se ele somar os votos do outro peronista e da candidata de esquerda, ele ganha”, avaliou à coluna um ministro palaciano, em referência ao peronista Juan Schiaretti (6,78% dos votos) e da esquerdista Myram Bregman (2,70% dos votos).

O foco principal de Massa, contudo, será tentar atrair eleitores de Patricia Bullrich, candidata da direita tradicional apoiada pelo ex-presidente argentino Maurício Macri. No primeiro turno, ela ficou com cerca de 24% dos votos válidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?