PL tentará última cartada para convencer Astronauta a desistir
Senadores PL tentarão uma “última cartada” para convencer Astronauta Marcos Pontes a abandonar candidatura à presidência do Senado
atualizado
Compartilhar notícia
![Senador Marcos Pontes](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/01/27160854/52884894878_f5a3b877d9_k.jpg)
A bancada do PL no Senado tentará, na sexta-feira (31/1), uma última cartada para convencer o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) a desistir de sua candidatura avulsa à presidência da Casa.
Após diversas recusas de Pontes aos apelos feitos pelos colegas, senadores do partido pedirão a ele para desistir da disputa durante uma reunião previstra para o sábado (1º/2), dia da eleição.
A sessão que escolherá o novo presidente do Senado está marcada para 10h. Até lá, senadores do PL acreditam que podem convencer Pontes a desistir para apoiar Davi Alcolumbre (União-AP), favorito da disputa.
Bolsonaristas do PL avaliam dizem que, com a bancada reunida, Pontes pode repetir o que Eduardo Girão (Novo-CE) fez em 2023. Naquela ocasião, Girão resistiu, mas acabou desistindo da eleição no Senado de última hora.
Astronauta resiste
Por enquanto, Marcos Pontes promete não desistir da eleição, mesmo com o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro apelando para que seu ex-ministro faça um gesto de unidade da bancada em favor da candidatura de Alcolumbre.
Em entrevistas recentes, Bolsonaro chegou a dizer que foi o responsável pela eleição do Astronauta ao Senado em 2022 e que a posição do senador atrapalhava a articulação política do PL.
“Marcos Pontes, que está disputando a presidência, boa sorte a você, tá? Boa sorte, mas eu lamento você estar nessa situação, porque você sabe que não tem como ganhar. O voto é secreto. Se nós embarcarmos na sua candidatura, que eu acho muito melhor do que muitas outras por aí, vamos ficar sem comissões”, afirmou o ex-presidente.