PL de Bolsonaro perde em 7 das 9 capitais onde disputou 2º turno
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conseguiu eleger só dois dos nove candidatos a prefeito de capitais onde disputou 2º turno
atualizado
Compartilhar notícia
Partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL perdeu em sete das nove capitais onde disputou o segundo turno das eleições municipais de 2024 neste domingo (27/10).
A sigla elegeu apenas dois dois prefeitos de capitais no segundo turno, os quais se somarão aos outros dois prefeitos de capitais eleitos pela legenda na primeira fase da disputa.
Neste domingo, o PL elegeu o deputado federal Abílio Brunini como prefeito de Cuiabá (MT). Considerado um bolsonarista “raiz”, Abílio derrotou o candidato do PT, Lúdio Cabral.
O partido de Bolsonaro também elegeu Emília Correa como prefeita de Aracaju (SE). A bolsonarista ganhou do candidato do PDT, Luiz Roberto, no domingo.
No segundo turno, o PL perdeu em capitais importantes, como Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Belém (PA), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM) e Palmas (TO).
Veja onde o PL ganhou e perdeu no 2º turno:
Aracaju (SE) – ganhou, com Emília Corrêa
Cuiabá (MT) – ganhou, com Abílio Brunini
Belém (PA) – perdeu, com Éder Mauro
Belo Horizonte (MG) – perdeu, com Bruno Engler
Fortaleza (CE) – perdeu, com André Fernandes
Goiânia (GO) – perdeu, com Fred Rodrigues
João Pessoa (PB) – perdeu, com Marcelo Queiroga
Manaus (AM) – perdeu, com Capitão Alberto
Palmas (TO) – perdeu, com Janad Valcari
PL comandará quatro capitais
Ao todo, o PL de Bolsonaro comandará quatro capitais brasileiras: Aracaju, Cuiabá, Maceió (AL) e Rio Branco (AC). Nessas duas últimas, o partido venceu a disputa pela prefeitura ainda no primeiro turno.
O número será maior que o do PT. O partido do presidente Lula venceu apenas em Fortaleza, onde o petista Evandro Leitão derrotou o bolsonarista André Fernandes (PL) neste domingo.