metropoles.com

PL de Bolsonaro deve ditar rumos da PEC contra o STF na CCJ da Câmara

Acordo prevê que PL de Jair Bolsonaro comandará CCJ da Câmara em 2024, justamente quando a PEC que limita decisões do STF deve tramitar

atualizado

Compartilhar notícia

Billy Boss/ Câmara dos Deputados
CCJ da Câmara
1 de 1 CCJ da Câmara - Foto: Billy Boss/ Câmara dos Deputados

Partido de Jair Bolsonaro, o PL terá forte influência na definição dos rumos da PEC que limita decisões monocráticas do STF na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Isso porque a legenda de Valdemar Costa Neto deverá estar com a presidência do colegiado durante o ano de 2024, justamente quando a proposta será analisada pela comissão.

O cenário faz parte de um acordo firmado pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Pelo acerto, o PT comandaria a CCJ em 2023, primeiro ano do governo Lula, e o PL, em 2024.

Atualmente, a comissão é presidida pelo deputado federal Rui Falcão (SP). Ex-presidente nacional do PT, o parlamentar já deu sinais de que não pretende pautar a PEC este ano.

Já com um deputado no PL no comando da CCJ, a história deverá ser diferente. No Senado, integrantes do partido estiveram na linha de frente das articulações que garantiram a aprovação da proposta.

Mesmo que seja aprovada na CCJ, o avanço da PEC na Câmara dependerá de Lira, que seguirá no comando da Casa até fevereiro de 2025 e já demonstrou não ter interesse em comprar uma briga com o STF por causa da matéria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?