metropoles.com

PF vê fluxo abaixo do normal na fronteira Brasil-Venezuela pós-eleição

Segundo fontes da PF, pouco mais de 70 venezuelanos entraram no Brasil um dia após a eleição, “bem abaixo” do fluxo normal na fronteira

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Imigrantes venezuelanos cruzam a fronteira com o Brasil.
1 de 1 Imigrantes venezuelanos cruzam a fronteira com o Brasil. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal brasileira detectou um fluxo “bem abaixo do normal” na fronteira entre Brasil e Venezuela nessa segunda-feira (29/7), um dia após a tumultuada eleição presidencial no país vizinho.

Segundo fontes da cúpula da PF, pouco mais de 70 pessoas, a maioria delas venezuelanas, cruzaram a fronteira em direção ao Brasil por meio da cidade de Pacaraima, no estado brasileiro de Roraima.

O número é menor que a média de venezuelanos que entram diariamente no Brasil. De acordo com diretores da PF, cerca de 500 venezuelanos costumam cruzar a fronteira por Pacaraima normalmente.

Diante do fluxo “bem abaixo do normal”, a cúpula da Polícia Federal não vê, pelo menos por ora, necessidade de reforçar a segurança na principal fronteira terrestre do Brasil com a Venezuela.

Até então, havia uma preocupação na PF de que o fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil aumentasse, sobretudo de jovens, caso o ditador Nicolás Maduro fosse reeleito pela terceira vez.

Ainda no domingo, o Conselho Nacional Eleitoral, órgão controlado por aliados de Maduro, declararam o ditador como vencedor. A oposição, porém, contesta e alega que houve fraudes no pleito.

Diante do impasse, o governo brasileiro decidiu adotar cautela e informou que aguarda a publicação dos dados das mesas de votação antes de reconhecer ou não o resultado do pleito venezuelano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?