PF tem imagens, mas ainda não ouviu general de Lula sobre 8 de janeiro
Polícia Federal já analisou imagens com o general Gonçalves Dias no Planalto no dia 8 de janeiro, mas ainda não tem data para ouvi-lo
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal já analisou as imagens da atuação do ministro do GSI do governo Lula, o general da reserva Gonçalves Dias, durante a invasão golpista ao Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.
Embora já tenha colhido o depoimento de cerca 80 militares que atuaram naquele dia, delegados da PF ainda não ouviram, nem sequer marcaram uma data para ouvir Dias, segundo fontes da coorporação.
A atuação do ministro no 8 de janeiro veio à público nesta quarta-feira (19/4), após a CNN Brasil revelar imagens que mostram o general andando ao lado dos golpistas e parecendo indicar-lhes a saída do Planalto.
A PF já possui autorização do STF para investigar militares que atuaram naquele dia. Delegados argumentam que o depoimento de Dias, porém, ainda não ocorreu, porque as oitivas dos militares começaram na semana passada.
Os investigadores tiveram acesso às imagens das câmeras do Planalto há algumas semanas. Os vídeos estão sendo resumidos em laudos que serão enviados ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, responsável pela investigação.
Em janeiro, a coluna revelou que a cúpula do GSI admitiu não ter demitido servidores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro antes das invasões golpistas ocorridas no domingo (8/1) em Brasília.