metropoles.com

PF prende policial e mais 3 pessoas em nova fase da operação Overclean

Entre os presos pela PF na nova fase da Operação Overclean, há um policial federal, um vice-prefeito e um secretário municipal da Bahia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ PF
Imagem colorida de operação da PF - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de operação da PF - Metrópoles - Foto: Divulgação/ PF

A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente um policial federal e outras três pessoas na manhã desta segunda-feira (23/12), na segunda fase da Operação Overclean, que investiga fraude em licitação, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

A operação é a mesma que já prendeu o empresário Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo” da Bahia, e o vereador eleito Francisco Nascimento (União Brasil-BA), primo do atual líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA).

Segundo apurou a coluna, o policial federal foi preso nesta manhã em Salvador. De acordo com a PF, ele repassava “informações sensíveis” à organização criminosa, incluindo a identificação de agentes federais envolvidos em diligências sigilosas.

Os outros três presos também foram detidos na Bahia. Entre eles, estão o vice-prefeito de Lauro de Freitas (BA), Vidigal Cafezeiro Neto; o secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista (BA), Lucas Dias; e o lobista Carlos André, tido como operador do grupo.

4 imagens
Ele é primo de  Elmar Nascimento
PF ouviu presos na segunda
1 de 4

O vereador Francisquinho Nascimento foi preso na ação

Reprodução
2 de 4

Ele é primo de Elmar Nascimento

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
3 de 4

Reprodução/Instagram
4 de 4

PF ouviu presos na segunda

PF/Divulgação

Além de efetuar as prisões preventivas, a PF também cumpre 10 mandados de busca e apreensão, uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público de suas funções, bem como medidas de sequestro de cerca de R$ 4,7 milhões e apreensão de veículos de luxo.

Segundo as investigações, a organização criminosa é suspeita de movimentar cerca de R$ 1,4 bilhão provenientes de contratos fraudulentos e obras superfaturadas. O grupo contava com a ajuda de policiais, que repassavam informações sensíveis aos criminosos.

“Rei do Lixo” solto

Na semana passada, a desembargadora Daniela Maranhão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), ordenou a soltura do “Rei do Lixo”, de Francisco Nascimento e de outros presos na primeira fase da Operação Overclean.

A decisão da magistrada, como noticiou a coluna, implodiu as chances de ela conseguir ser indicada pelo presidente Lula para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), avaliam ministros do governo. Daniela consta em uma lista tríplice enviada ao petista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?