metropoles.com

PF decide indiciar Bolsonaro nos inquéritos das joias e das vacinas

Polícia Federal decidiu indiciar Bolsonaro e auxiliares nos inquéritos das joias e das vacinas. Relatórios serão enviados ao STF em breve

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ex-presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar das Escolas Cívico Abin paralela -Militares - Metrópoles
1 de 1 Ex-presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar das Escolas Cívico Abin paralela -Militares - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) decidiu indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro em dois inquéritos: o que apura a venda ilegal de joias no exterior e o que investiga a falsificação de cartões de vacinação contra a Covid-19.

Os relatórios, segundo apurou a coluna com fontes da cúpula da PF, devem ser remetidos nesta quinta-feira (4/7) ao STF, que deverá enviar os documentos à Procuradoria-Geral da República (PGR).

No caso das joias, além de Bolsonaro, outros aliados e auxiliares do ex-presidente estão na lista de indiciamentos da PF. Entre eles, os advogados Fabio Wajngarten e Frederico Wasseff.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, também será indiciado. O militar foi peça-chave nos inquéritos, após fechar um acordo de delação premiada com a PF.

A coluna apurou que, apesar dos pedidos de indiciamento, a Polícia Federal não vai requerer a prisão preventiva nem de Bolsonaro, nem dos demais indiciados, como a coluna antecipou ainda em junho.

Em março, a PF já tinha pedido o indiciamento de Bolsonaro e Cid no inquérito das vacinas. No mês seguinte, porém, a PGR devolveu o relatório e pediu que a Polícia Federal aprofundasse as investigações.

No despacho, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, avaliou que era preciso reunir mais elementos sobre as investigações de adulteração do cartão de vacinas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?