metropoles.com

Petistas temem que derrubada de vetos atrapalhe “armistício” com Lira

Petistas argumentam que governo terá de reagir caso Congresso derrube alguns vetos de Lula, o que pode gerar novos atritos com Arthur Lira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/Metropoles @igoestrela
O presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira -- Metrópoles
1 de 1 O presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira -- Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/Metropoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Petistas temem que a sessão do Congresso Nacional que pode avaliar uma série de vetos presidenciais, nesta quarta-feira (24/4), atrapalhe o “armistício” do governo Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A avaliação de lideranças do PT é de que vários vetos devem ser derrubados pelos deputados e senadores, o que forçará o governo a reagir. O temor dos petistas é de que, na reação, o governo entre em novos atritos com Lira.

A principal preocupação do governo é com a possível derrubada do veto de Lula que cortou R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares de comissão previstas no Orçamento da União de 2024.

Petistas também já dão como certo que o Congresso deve derrubar o veto do presidente da República ao projeto de lei que acabou com as saídas temporárias de presos em datas comemorativas.

Caso o veto seja derrubado pelos parlamentares, o Palácio do Planalto poderá comprar uma briga com o Legislativo e recorrer ao Judiciário para defender a inconstitucionalidade da lei aprovada pelo Congresso.

Governistas tentam adiar análise de vetos

Preocupados com o impacto da derrubada dos vetos no armistício com Lira, aliados do governo vêm tentando adiar a sessão do Congresso que analisará os vetos, até então marcada para as 19h desta quarta.

Ao todo, a pauta da sessão têm 32 vetos. Além do veto ao projeto das saidinhas e aos R$ 5,6 bilhões em emendas, há vetos relacionados ao projeto das apostas esportivas e ao registros de agrotóxicos.

Encontro com Lira

Como mostrou a coluna, Lula recebeu Lira no domingo (21/4), no Palácio da Alvorada, fora da agenda oficial. O encontro ocorreu em meio às duras críticas do presidente da Câmara à articulação política do governo.

O teor da conversa foi mantido em sigilo pelos dois. Entretanto, lideranças da Câmara falam que a tendência seria a relação de Lula e Lira melhorar após o encontro entre os dois.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?