metropoles.com

Petistas comemoram depoimento de Mauro Cid à CPMI, apesar do silêncio

Parlamentares petistas dizem que quebra de sigilo contra Cid é mais importante do que depoimento do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
CPMI do 8 de Janeiro O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), é ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito - Metrópoles
1 de 1 CPMI do 8 de Janeiro O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), é ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Parlamentares petistas comemoraram o depoimento do tenente-coronel Mauro Cid à CPMI do 8 de Janeiro nesta terça-feira (11/7), apesar de o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro ter permanecido em silêncio.

A avaliação é de que a presença de Cid e as perguntas feitas a ele ajudam a “constranger” os bolsonaristas e a relembrar de forma mais evidente as tentativas de golpe para evitar a posse de Lula.

“O silêncio dele era previsível. Mas é um dia bom para a gente, pois coloca o tema na pauta da sociedade, constrange, relembra os fatos”, avaliou à coluna um deputado do PT que integra a CPMI.

Quebra de sigilo

Em conversas reservadas, governistas dizem que a expectativa maior é com a quebra do sigilo telemático de Cid, aprovado antes do depoimento, a pedido da relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Para petistas, a menos que Cid decidisse confessar publicamente seu envolvimento nos atos golpistas de 8/1, pouco ele teria a acrescentar às investigações. O principal, dizem, deve vir das mensagens e ligações feitas pelo militar.

Caso encontrem novos fatos após a quebra de sigilo, governistas não descartam que Cid possa ser convocado para depor novamente. Da próxima vez, tendo de explicar as próprias mensagens e e-mails trocados.

Como noticiou a coluna, deputados e senadores governistas preferiam que o depoimento do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro tivesse acontecido mais para a metade dos trabalhos da comissão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?