metropoles.com

Petistas já admitem PEC da Transição com validade de apenas dois anos

Proposta que retira o Bolsa Família do teto de gastos foi protocolada no Senado na segunda-feira (28/11), com quatro anos de duração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ao lado da equipe de transição conversa com Rodrigo Pacheco e autoridades na residência oficial do Senado - Metrópoles
1 de 1 Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ao lado da equipe de transição conversa com Rodrigo Pacheco e autoridades na residência oficial do Senado - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Lideranças do PT já admitem, nos bastidores, que a PEC da Transição acabará sendo aprovada pelo Congresso Nacional com uma validade menor que a desejada por Lula.

A proposta, protocolada na segunda-feira (28/11), prevê a retirada do Bolsa Família da regra do teto de gastos durante todos os quatro anos da gestão do presidente eleito.

Embora publicamente mantenham o discurso em defesa desse tempo, caciques do PT dizem, sob reserva, já estar precificado, dentro da sigla, que a excepcionalidade acabará ficando em apenas dois anos.

Petistas preveem que o período de validade da PEC será negociado durante a análise da proposta na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, primeira etapa de tramitação da matéria na Casa.

A negociação deve se dar com o presidente do colegiado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), que busca o apoio do PT para disputar a presidência do Senado em 2025.

Na Câmara, também já está acertado com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), nos bastidores, que o período máximo possível de ser aprovado da PEC são dois anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?