metropoles.com

Petistas aconselham Lula a focar visitas onde Bolsonaro é mais forte

Aliados do ex-presidente Lula recomendaram ao petista que inicie 2022 dando atenção especial para a região Sudeste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Ex-presidente Lula fala ao público. Ele usa terno e não está com máscara. Segura um microfone e gesticula sob um fundo cinza - Metrópoles
1 de 1 Ex-presidente Lula fala ao público. Ele usa terno e não está com máscara. Segura um microfone e gesticula sob um fundo cinza - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Lideranças e parlamentares do PT aconselharam o ex-presidente Lula a concentrar suas viagens internas de pré-campanha ao Palácio do Planalto a partir de 2022 em três estados da região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A avaliação de aliados do ex-presidente e favorito para retornar ao Palácio do Planalto, segundo as pesquisas de intenção de voto, é de que imagem de Lula já é positiva no Nordeste. Por isso, ele precisaria focar em outras regiões que podem ajudá-lo a garantir a vitória em primeiro turno.

Nas eleições de 2018, 68% dos votos de Jair Bolsonaro foram das regiões Sul e Sudeste. Em São Paulo, Fernando Haddad, então candidato do PT ao Palácio do Planalto, venceu em apenas 14 das 645 cidades do estado, que tem o maior número de eleitores do Brasil.

Mais do que isso, o atual presidente da República venceu em Minas e no Rio, dois estados em que os petistas foram vitoriosos na campanha presidencial desde 2002. Minas tem o segundo maior colégio eleitoral do país, enquanto o Rio tem o terceiro maior número de eleitores.

No plano internacional, como a coluna já noticiou, uma das primeiras viagens de Lula no próximo ano deve ser para os Estados Unidos. O sonho de petistas é de que o ex-presidente brasileiro seja recebido pelo atual presidente americano, Joe Biden.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?