Petistas aconselham Lula a focar visitas onde Bolsonaro é mais forte
Aliados do ex-presidente Lula recomendaram ao petista que inicie 2022 dando atenção especial para a região Sudeste
atualizado
Compartilhar notícia
Lideranças e parlamentares do PT aconselharam o ex-presidente Lula a concentrar suas viagens internas de pré-campanha ao Palácio do Planalto a partir de 2022 em três estados da região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A avaliação de aliados do ex-presidente e favorito para retornar ao Palácio do Planalto, segundo as pesquisas de intenção de voto, é de que imagem de Lula já é positiva no Nordeste. Por isso, ele precisaria focar em outras regiões que podem ajudá-lo a garantir a vitória em primeiro turno.
Nas eleições de 2018, 68% dos votos de Jair Bolsonaro foram das regiões Sul e Sudeste. Em São Paulo, Fernando Haddad, então candidato do PT ao Palácio do Planalto, venceu em apenas 14 das 645 cidades do estado, que tem o maior número de eleitores do Brasil.
Mais do que isso, o atual presidente da República venceu em Minas e no Rio, dois estados em que os petistas foram vitoriosos na campanha presidencial desde 2002. Minas tem o segundo maior colégio eleitoral do país, enquanto o Rio tem o terceiro maior número de eleitores.
No plano internacional, como a coluna já noticiou, uma das primeiras viagens de Lula no próximo ano deve ser para os Estados Unidos. O sonho de petistas é de que o ex-presidente brasileiro seja recebido pelo atual presidente americano, Joe Biden.