metropoles.com

Planalto e Senado enviam petistas para observar 2º turno na Argentina

Tanto Palácio do Planalto quanto Senado enviarão petistas para acompanhar o 2º turno das eleições presidenciais na Argentina, no domingo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Humberto Costa
1 de 1 Humberto Costa - Foto: Reprodução/Redes sociais

O PT terá olhos e ouvidos acompanhando de perto o segundo turno das eleições da Argentina, que acontece no domingo (19/11) entre o kirchnerista Sergio Massa e o ultraliberal Javier Milei.

O partido do presidente Lula, que apoia o governista Sergio Massa, terá ao menos dois ”observadores” em Buenos Aires enviados tanto pelo Palácio do Planalto quanto pelo Senado Federal.

Assim como no primeiro turno, em 23 de outubro, o Planalto enviará o assessor Alexandre Quintino. Filiado ao PT, o servidor integra a equipe do ex-chanceler Celso Amorim no Planalto.

Já o Senado enviará como observador internacional o senador Humberto Costa (PT-PE). Ele protocolou na segunda-feira (13/11) requerimento pedindo autorização para viajar à Argentina.

Segundo o documento, Costa foi convidado pelo “Observatorio de la Democracia del Parlamento del Mercosur” para atuar como observador internacional no pleito. A viagem será custeada pelo Senado.

O senador pernambucano é o coordenador do PT para as eleições municipais brasileiras em 2024. Ele se reuniu com o presidente Lula na quarta-feira (8/11), no Planalto.

Bolsonaristas no 1º turno

No primeiro turno das eleições argentinas, diversos parlamentares bolsonaristas foram a Buenos Aires como “observadores”. Todos eram apoiadores do candidato de extrema direita Javier Milei.

Os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Rodrigo Valadares (União-SE) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) foram enviados pela Câmara, que bancou os custos da viagem.

Como mostrou a coluna, Valadares protocolou um requerimento à Secretaria-Geral da Presidencua questionando quanto o Planalto gastou para enviar um assessor como observador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?