metropoles.com

Petista pede que Câmara crie comissão para apurar apagão em SP

Deputado petista pede que Câmara crie comissão externa para acompanhar investigações sobre causas do novo apagão em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
William Cardoso/Metrópoles
Imagens coloridas mostram funcionário com uniforme da empresa Enel, de costas, do lado direito, e do lado esquerdo, carros segundo no sentido contrário ao homem
1 de 1 Imagens coloridas mostram funcionário com uniforme da empresa Enel, de costas, do lado direito, e do lado esquerdo, carros segundo no sentido contrário ao homem - Foto: William Cardoso/Metrópoles

A Câmara dos Deputados pode criar uma comissão externa para acompanhar as investigações e providências contra a Enel, responsável pelo abastecimento energético em São Paulo, após o novo apagão que atingiu a capital paulista.

O pedido para a criação da comissão foi protocolado na última segunda-feira (14/10) pelo deputado Alencar Santana (PT-SP), que é aliado de Guilherme Boulos (PSol) na disputa pela prefeitura de São Paulo.

4 imagens
O ministro Alexandre Silveira em coletiva sobre apagão em São Paulo
Presidente da Enel falando com jornalistas sobre o apagão
Pátio da Enel durante o apagão
1 de 4

Enel já tinha sido avisada sobre riscos de novos apagões

Divulgação
2 de 4

O ministro Alexandre Silveira em coletiva sobre apagão em São Paulo

Milena Vogado/Metrópoles
3 de 4

Presidente da Enel falando com jornalistas sobre o apagão

Jéssica Bernardo/ Metrópoles
4 de 4

Pátio da Enel durante o apagão

Reprodução

O parlamentar lembra que em novembro de 2023 a cidade também teve problemas com apagão. E fala que as “autoridades locais” estão “timidamente tomando providências” para justificar a comissão.

“Muito embora as autoridades locais estejam timidamente tomando providências, após prejuízos incalculáveis para consumidores, não se pode deixar de considerar que trata-se de situação recorrente – verificada em 2022, 2023 e 2024, a cada ano com maior número de pessoas afetadas”, diz o deputado.

Não é a primeira iniciativa de um petista na Câmara para apurar a situação da distribuição de energia elétrica em São Paulo, cidade comandada pelo prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB).

Ainda na segunda, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) pediu a realização de uma audiência pública na Câmara para debater o apagão na capital paulista, com representantes da prefeitura e do Ministério de Minas e Energia.

Aneel já sabia do risco

Como noticiou a coluna, um relatório de fiscalização elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) feito em junho deste ano já alertava sobre a possibilidade de um apagão em São Paulo por falta de medidas da Enel.

O documento obtido pela coluna alertava que as medidas tomadas pela Enel após um apagão em novembro de 2023 eram insuficientes para evitar novas quedas de energia generalizadas na cidade durante o período chuvoso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?