Petista pede auditoria em empreiteira favorecida pelo governo Lula
Petista Jorge Solla pediu auditoria sobre empreiteira suspeita de irregularidades que ganhou aditivos de contratos sob o governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado petista Jorge Solla (BA) protocolou um requerimento na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, nesta quarta-feira (10/5), pedindo uma auditoria sobre uma empreiteira favorecida em aditivos contratuais pelo próprio governo Lula.
Solla quer que a comissão faça uma auditoria em conjunto com o TCU sobre a Engefort, empresa que, em 2023, fechou aditivos contratuais com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), com a chancela do governo Lula, conforme reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
Os aditivos dos contratos da Codevasf com a Engefort tratam da prorrogação ou reinício de 12 contratos, com valores que chegam a R$ 180 milhões. Dois destes contratos são alvos de auditorias do TCU e da Controladoria-Geral da União (CGU) e, mesmo assim, foram prorrogados pelo governo Lula.
“Não obstante os órgãos de controle já terem detectado no ano passado irregularidades tais como atraso nas obras, sobrepreço, superfaturamento e falhas no dimensionamento das pavimentações, a Codevasf reitera práticas pouco recomendadas, razão pela qual apresento novo requerimento de auditoria”, justifica Solla.
No governo Lula, o comando da Codevasf foi mantida com o engenheiro Marcelo Moreira, indicado ao cargo pelo líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA). Elmar e Solla são adversários políticos de longa data na Bahia, reduto político de ambos.
Como mostrou o colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles, o ministro das Comunicações de Lula, Juscelino Filho, entrou em campo para manter contratos da Codevasf com a Engefor. Segundo a reportagem, Juscelino chegou a fazer reuniões para pressionar a diretoria da companhia manter os acordos.
Confira o requerimento:
REQ-198-2023-CFFC by Gustavo Zucchi on Scribd