metropoles.com

O que pesquisas do Planalto dizem sobre a volta do horário de verão

Palácio do Planalto contratou pesquisas de opinião para saber o que a população acha sobre a eventual volta do horário de verão no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva olha para o relogio durante o minuto de silêncio em homenagem as vítimas do ataque a uma creche na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas. Cerimônia de assinatura de decretos que autorizam a regulamentação do Marco Legal do Saneamento com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a presença de ministros e governadores dos estados
1 de 1 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva olha para o relogio durante o minuto de silêncio em homenagem as vítimas do ataque a uma creche na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas. Cerimônia de assinatura de decretos que autorizam a regulamentação do Marco Legal do Saneamento com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a presença de ministros e governadores dos estados - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Palácio do Planalto contratou pesquisas de opinião sobre a eventual volta do horário de verão no Brasil, período em que os relógios são adiantados em uma hora.

Os levantamentos, segundo apurou a coluna, apontaram uma divisão dos entrevistados entre favoráveis e contrários ao retorno do horário de verão, extinto desde 2019.

4 imagens
Linhas de transmissão de energia elétrica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Torres de energia
1 de 4

Pesquisa mostra que 54% dos consumidores defendem o horário de verão

Agência Brasil/Arquivo
2 de 4

Linhas de transmissão de energia elétrica

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 4

Torres de energia

Getty Images

Na quinta-feira (19/9), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) aprovou uma recomendação para a volta do horário de verão. A decisão final, porém, será do presidente Lula.

Horário de verão só após a eleição

Fontes do Planalto dizem, contudo, que uma eventual decisão de adotar o horário de verão só valeria após as eleições municipais que ocorrerão em outubro deste ano em todo Brasil.

O adiamento atende a pedido da atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que demonstrou preocupação com o impacto do horário de verão na logísitica da eleição.

No governo, o horário de verão é visto como uma maneira de deslocar o pico de consumo de energia para um horário com mais sol, reduzindo a necessidade de acionar usinas termeléetricas, mais caras e mais poluentes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?