Pesquisa confirma previsão de aliados de Marçal sobre murro em debate
Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira confirma expectativa de aliados de Pablo Marçal sobre impacto da agressão de assessor em debate
atualizado
Compartilhar notícia
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26/9) confirmou a previsão feita por aliados de Pablo Marçal (PRTB), nos bastidores, sobre o impacto do murro dado por um assessor do ex-coach no marqueteiro Duda Lima durante o debate do Flow Podcast, na segunda-feira (23/9).
Logo após o episódio, a coluna conversou com aliados próximos do candidato do PRTB. A previsão feita naquele dia era de que a agressão ao marqueteiro impactaria positivamente nos números de Marçal, diferentemente da cadeirada que o ex-coach levou, que refletiu negativamente.
“Ele vai melhorar. Na cadeirada, ele errou com o episódio da ambulância, do teatro”, disse à coluna na terça-feira (24/9), sob reserva, um aliado do candidato do PRTB. Segundo esse aliado, a aposta era baseada em monitoramento de redes, que apontavam uma tendência positiva para o ex-coacch.
A previsão se confirmou no levantamento feito pelo Datafolha entre a terça e a quinta. Na pesquisa, Marçal oscilou dois pontos para cima em relação à semana anterior, atingindo 21% das intenções. A variação está dentro da margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos.
Com o resultado, o ex-coach segue em terceiro colocado, numericamente atrás de Guilherme Boulos (PSol) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que estão tecnicamente empatados na liderança. Nunes manteve os mesmos 27% da semana anterior, enquanto Boulos oscilou um ponto para baixo, marcando 25%.
Rejeição
Embora tenha oscilado positivamente nas intenções de voto, Marçal viu sua rejeição aumentar em um ponto no Datafolha na última semana, para 48%. O ex-coach segue como candidato mais rejeitado na pesquisa, seguido por Boulos (38%), José Luiz Datena (36%) e Nunes (21%).
A aposta entre os aliados de Marçal, entretanto, é de que os números dele vão melhorar nas próximas pesquisas e ele conseguirá desbancar Nunes e garantir um lugar no segundo turno contra Boulos. O primeiro turno acontecerá daqui a dez dias, no domingo, 6 de outubro.