Pesquisa leva partido Novo a comparar candidato em São Paulo a Zema
Desempenho do deputado federal Vinícius Poit em pesquisa ao governo paulista animou lideranças do Novo
atualizado
Compartilhar notícia
Divulgada na última quinta-feira (17/3), a mais recente pesquisa Quaest-Genial para o governo de São Paulo animou o partido Novo no estado.
A empolgação é tamanha, que dirigentes da legenda passaram a comparar o pré-candidato da sigla ao Palácio dos Bandeirantes, deputado federal Vinícius Poit, com o governador mineiro, Romeu Zema, que é filiado
No levantamento, Poit chega aos 4% das intenções de voto ao governo paulista, no cenário sem a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu.
Após a pesquisa, o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, foi às redes sociais lembrar a semelhança do desempenho de Poit com o de Zema nos primeiros levantamentos eleitorais ao governo mineiro em 2018.
@ViniciusPoit apareceu com 4% em um dos cenários da Genial/Quest hoje.
Isso me lembra uma história.
Vai vendo. pic.twitter.com/JCZS4zYVxC
— Eduardo Ribeiro (@eduardorodrigo) March 17, 2022
Aliados de Poit também comemoram outros números da pesquisa. Entre eles, o que revela que o deputado federal do Novo é o segundo menos rejeitado entre os pré-candidatos, com 12%.
Integrantes do Novo ressaltaram ainda o fato de o pré-candidato do partido ser desconhecido por 85% dos entrevistados. Para a legenda, isso revela potencial de crescimento de Poit.
Candidato único
O bom resultado do pré-candidato do Novo ao governo paulista faz a legenda não descartar conversar com outros partidos na tentativa de ter um candidato único ,numa espécie de “terceira via” estadual.
O principal alvo do Novo deve ser o Podemos, que ainda não tem oficialmente um pré-candidato ao governo paulista desde a desistência de Arthur do Val, após a coluna revelar áudios sexistas dele sobre refugiadas ucranianas.
“Estamos sempre com o diálogo aberto com eles (integrantes do Podemos). Temos ótimo relacionamento”, afirmou Poit à coluna.
O nome de Renata Abreu consta na pesquisa após a candidatura dela ao Palácio dos Bandeirantes ser defendida pelo ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato do Podemos à Presidência da República.
O presidenciável do Podemos, inclusive, usou a pesquisa da Quaest-Genial para reforçar a defesa da candidatura da dirigente. Na pesquisa, Renata chegou a 7% das intenções de voto.