metropoles.com

Pescando em AL, Bolsonaro reage à operação da PF que prendeu militares

Ex-presidente Jair Bolsonaro acompanhou do litoral de Alagoas operação da PF que prendeu militares suspeitos de planejar a morte de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Bolsonaro
1 de 1 Bolsonaro - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanhou direto de Alagoas a operação da Polícia Federal que prendeu, nesta terça-feira (19/11), quatro militares do Exército e um policial federal suspeitos de orquestrar um plano para matar o então presidente eleito Lula em 2022.

Desde o início da semana, Bolsonaro está de férias em São Miguel dos Milagres, badalada praia do litoral alagoano. O ex-presidente da República está hospedado na propriedade do ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), que é dono de uma pousada na região.

4 imagens
Lula, Moraes e Alckmin foram alvos de militares
O coronel da reserva trabalhava com Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro volta de férias e promete "fatos novos"
1 de 4

Saiba quem são os suspeitos presos por planejar golpe e morte de Lula

Reprodução
2 de 4

Lula, Moraes e Alckmin foram alvos de militares

Reprodução
3 de 4

O coronel da reserva trabalhava com Bolsonaro

4 de 4

Ex-presidente Jair Bolsonaro volta de férias e promete "fatos novos"

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

Enquanto a PF cumpria os mandados de prisão, Bolsonaro pescava com Gilson. Segundo aliados, o ex-presidente evitou entrar em detalhes, mas avaliou que a operação seria uma “tentativa” de Lula de mostrar, durante o G20, que seria um “democrata”, ao prender supostos “golpistas”.

Lula, como vem noticiando a coluna, comanda a reunião da 19ª cúpula do G20 no Rio de Janeiro desde a segunda-feira (18/11). O encontro reúne líderes mundiais como os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden; da China, Xi Jiping; e da Argentina, Javier Milei.

Militares presos pela PF

Foram presos pela PF nesta terça o general da reserva Mario Fernandes e os tenentes-coronéis  Rodrigo Bezerra de Azevedo, Rafael Martins de Oliveira e Hélio Ferreira Lima. Fernandes foi o número 2 da Secretaria-Geral da Presidência durante o governo Bolsonaro.

Além dos quatro militares, foi preso o policial federal Wladimir Matos Soares. Segundo a investigação, o grupo teria um “detalhado planejamento operacional, denominado ‘Punhal Verde e Amarelo’, que seria executado no dia 15 de dezembro de 2022” para matar Lula e Geraldo Alckmin.

As investigações da PF apontam ainda que Bolsonaro teria redigido, ajustado e “enxugado” a chamada “minuta do golpe”, uma espécie de decreto que previa a intervenção no Poder Judiciário para impedir a posse do então presidente eleito Lula e convocar novas eleições no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?