Pedetista questiona contratos da Petrobras com empresas da Lava Jato
Deputado do PDT questionou ministro Alexandre Silveira sobre contratos da Petrobras com empreiteiras reabilitadas pela Lava Jato
atualizado
Compartilhar notícia
Um deputado federal do PDT, partido da base do governo Lula, questionou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre contratos da Petrobras com empresas que foram alvo da operação Lava Jato.
O questionamento foi protocolado na Câmara na terça-feira (23/4) por Marcos Tavares (PDT-RJ), aliado, no Rio de Janeiro, do também deputado Washington Quaquá (RJ), vice-presidente nacional do PT.
No requerimento, Tavares faz 13 questionamentos pedindo a posição do ministério sobre a contratação de empresas que foram investigadas pela Lava Jato pela Petrobras e sobre medidas de fiscalização adotadas sobre os contratos.
“O escopo das atividades das construtoras investigadas na operação Lava Jato e sua subsequente reabilitação para contratos públicos demandam um rigoroso processo de fiscalização e controle por parte das autoridades competentes. É essencial que o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras detalhem as medidas adotadas para monitorar o cumprimento dos contratos por parte dessas empresas e para evitar qualquer tipo de conduta imprópria”, justifica o parlamentar.
Em julho de 2023, as empreiteiras Novonor (antiga Odebrecht), Andrade Gutierrez e UTC, todas alvos de denúncias da Lava Jato, foram reabilitadas para prestar serviços à Petrobras.
A coluna procurou o Ministério de Minas e Energia para saber o posicionamento da pasta sobre os contratos da Petrobras com empreiteiras que foram alvo da Lava Jato, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.