metropoles.com

PEC que dá aumento a juízes foi acertada em reunião de Pacheco com Fux

Proposta prevê o retorno do chamado “quinquênio”, um adicional de 5% no salário de juízes e procuradores a cada cinco anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro Luiz Fux e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco em sala do STF
1 de 1 Ministro Luiz Fux e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco em sala do STF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Prometida pelo presidente do Senado para os próximos dias, a votação na Casa da PEC 63/2013 foi acertada numa reunião entre Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente do STF, ministro Luiz Fux, em 3 de maio.

O encontro teve como pauta principal a discussão sobre como distensionar a relação entre os três Poderes, mas também incluiu o debate sobre a PEC, que, na prática, dá um aumento à magistratura e ao Ministério Público.

Ela garante um benefício extra no contracheque de juízes e procuradores ao prever o retorno do “quinquênio”, um adicional de 5% no salário a cada cinco anos. O adicional para magistrados havia sido extinto em 2005.

A proposta tem sido defendida por Fux a pedido das associações de magistrados, que querem somar o benefício a outros privilégios da categoria, como férias de 60 dias, auxílio moradia e vale alimentação.

Ambiente no Senado

Antes de ir para a reunião com o presidente do Supremo, Pacheco consultou líderes partidários do Senado para medir a receptividade da PEC. Ouviu que haveria apoio para aprovar a matéria.

Senadores avisaram Pacheco, no entanto, que será inevitável aprovar a extensão do benefício a outras categorias do funcionalismo público, que já pressionam parlamentares para também terem direito ao quinquênio.

“Em ano eleitoral dificilmente vamos ficar contra Receita Federal, tribunais de contas e outros segmentos”, argumentou à coluna uma influente liderança partidária do Senado.

Originária do Senado, a PEC que prevê o retorno do quinquênio a juízes e integrantes do Ministério Público ainda precisará ser aprovada pela Câmara dos Deputados antes de ser promulgada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?