Pazuello nomeia alvo da CPI da Covid para seu gabinete na Câmara
Ex-ministro Eduardo Pazuello nomeou um advogado que foi alvo da CPI da Covid para ser secretário parlamentar na Câmara dos Deputados
atualizado
Compartilhar notícia
Empossado na quarta-feira (1º/2) como deputado federal, o ex-ministro da Saúde e general Eduardo Pazuello (PL-RJ) nomeou para o seu gabinete na Câmara o advogado criminalista Zoser Plata (na foto em destaque).
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no mesmo dia da posse de Pazuello. O criminalista exercerá o cargo de “secretário parlamentar” do ex-ministro, com salário mensal bruto de R$ 8.320,11.
Zozer atuou como assessor especial de Pazuello no Ministério da Saúde e, em 2021, chegou a ser alvo da CPI da Covid no Senado. A comissão aprovou um requerimento para quebrar o sigilo fiscal do jurista.
A quedra de sigilo foi pedida porque Zoser apareceu como intermediário do Ministério da Saúde nas negociações para compra de vacinas com Pfizer. A decisão da CPI, porém, acabou suspensa pelo ministro do STF Dias Toffoli.
Chefes de milícia
Além de sua atuação no Ministério da Saúde, o agora secretário parlamentar de Pazuello na Câmara já defendeu alguns dos maiores chefes de milícia no Rio de Janeiro.
Dentre eles, Daniel Santos Benitez Lopez, condenado pelo assassinato da juíza Patrícia Acioli, e Ricardo Teixeira da Cruz, conhecido como “Batman” e apontado como chefe da milícia “Liga da Justiça”.