Partidos aliados pedem para campanha de Lula manter pé no chão
Dirigentes de siglas que apoiam Lula avaliam que o clima de “já ganhou” acomoda a campanha na missão de ampliar alianças
atualizado
Compartilhar notícia
Dirigentes de partidos que apoiam à candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto aconselharam o petista e demais integrantes da campanha a manterem o pé no chão.
O conselho foi dado durante reunião de Lula com lideranças das sete siglas que já declaram apoio ao petista (PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, Psol e Solidariedade), na segunda-feira (23/5), em São Paulo.
Durante o encontro (veja a foto), especialistas apresentaram pesquisas de intenção de voto sobre a corrida presidencial, com algumas delas apontando possibilidade de o ex-presidente ganhar no primeiro turno.
Foi após esse momento que dirigentes dos partidos aliados ponderaram que é preciso “manter a humildade” e trabalhar para ampliar ainda mais o arco de alianças em torno de Lula.
Segundo relatos, caciques partidários ponderaram que o clima de “já ganhou” pode acomodar a campanha. Lembraram que pesquisa é retrato do momento, que pode mudar até o pleito em outubro.
Pesquisas por telefone x presencial
Durante a apresentação dos resultados das pesquisas, os especialistas apontaram diferença considerável nos resultados entre os levantamentos feitos de forma presencial e aqueles realizados por telefone.
Em geral, Lula pontua melhor nas pesquisas presenciais. Para os especialistas contratados pela campanha, a diferença acontece porque os levantamentos por telefone não abrangem a classe mais pobre da população, eleitora do petista.