metropoles.com

Parlamentares admitem que falta de acordo é “começo do fim” da CPMI

Parlamentares da base do governo e da oposição afirmam que falta de acordo na CPMI do 8/1 nesta 3ª deve marcar “início do fim” da comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra CPMI do 8 de Janeiro no Congresso Nacional - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra CPMI do 8 de Janeiro no Congresso Nacional - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Após o impasse que adiou a sessão da CPMI do 8 de Janeiro desta terça-feira (22/8), governo e oposição no Congresso Nacional concordam que o imbróglio marca o “começo do fim” para a comissão de inquérito.

O motivo vai além da falta de acordo para os próximos passos do colegiado, explicam. Parlamentares dos dois lados entendem que a vontade da maioria do colegiado é pelo fim dos trabalhos da CPMI.

Do lado dos bolsonaristas, a ideia é que não é interessante manter a comissão com maioria governista. Já a base de Lula, que era contra a CPMI desde o começo, entende que é hora de focar nas pautas positivas do Planalto.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), já avisou que não há interesse da base em apoiar uma prorrogação dos trabalhos.

Assim, a tendência é que nenhum dos dois lados tope um acordo, como desejado pelo presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), para intercalar sessões com pedidos da oposição e do governo.

Nesta terça, a sessão da CPMI que votaria uma série de requerimentos foi cancelada após a falta de acordo entre relatora e presidente da comissão.

Como mostrou a coluna, Eliziane Gama defende a votação de uma série de quebras de sigilo contra aliados de Bolsonaro, como a deputada Carla Zambelli e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Além disso, a senadora quer votar uma reconvocação de Mauro Cid, após o ex-ajudante de ordens da Presidência da República trocar de advogado e sinalizar que deseja colaborar com as investigações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?