metropoles.com

Para STF e governistas, decisão de Pacheco é a “senha” para pacificação

Avaliação, porém, é de que pacificação completa dependerá agora do comportamento do presidente Jair Bolsonaro até 7 de Setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Reuniao 3 poderes Bolsonaro Pacheco Lira Fux Rafaela Felicciano
1 de 1 Reuniao 3 poderes Bolsonaro Pacheco Lira Fux Rafaela Felicciano - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), de rejeitar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, nesta quarta-feira (25/8), menos de uma semana após a peça ser protocolada pelo presidente Jair Bolsonaro, foi vista por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e até por parlamentares governistas como a “senha” para o início da pacificação entre os poderes.

A avaliação de fontes do Supremo e do Congresso Nacional ouvidas pela coluna na noite desta quarta, contudo, é de que a paz completa dependerá do comportamento de Bolsonaro nos próximos dias. O desejo é de que o presidente mantenha o tom equilibrado até o feriado de 7 de Setembro, para quando bolsonaristas têm convocado manifestações contra a Corte.

Parlamentares aliados ao presidente da República ressaltam que ele teria dado sinais de pacificação já nesta quarta. Pela manhã, Bolsonaro desistiu de discursar durante a cerimônia do Dia do Soldado, em Brasília. Também hoje auxiliares presidenciais informaram, nos bastidores, que o chefe havia “suspendido” o envio ao Senado do pedido de impeachment do ministro Luís Roberto Barroso.

Apesar das sinalizações, integrantes da cúpula do Congresso e do Supremo pregam cautela. Lembram que o presidente já prometeu várias vezes moderar o tom e, dias depois, voltou a radicalizar o discurso. A avaliação é de que as manifestações de 7 de Setembro e a forma como o presidente lidará com os protestos serão decisivos.

De uma forma ou de outra, interlocutores de Pacheco dizem que a decisão de arquivar o impeachment de Moraes foi uma tentativa do presidente do Senado de esvaziar o discurso dos bolsonaristas para as manifestações. Segundo aliados do senador mineiro, o objetivo seria “encerrar o assunto”, para evitar “especulações” que “inflamam a bolha” de aliados do presidente da República.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?