Para Planalto, Lira busca aproximação com Lula mirando 2026
Para integrantes do Palácio do Planalto, Arthur Lira sonha em concorrer ao Senado por Alagoas em 2026 com apoio do governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O Palácio do Planalto avalia que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem buscado aproximação com o governo Lula mirando as eleições de 2026.
Para ministros palacianos, Lira sonha em ter o apoio do governo, ainda que velado, para concorrer ao Senado por Alagoas daqui a três anos, quando ele não será mais presidente da Casa.
Em 2026, duas cadeiras de senador estarão em disputa em todos os estados. Uma delas é a de Renan Calheiros (MDB-AL), aliado de Lula e arqui-inimigo político de Lira.
Na avaliação do Planalto, o deputado alagano sabe que precisa construir essa relação de agora, pois, a partir de fevereiro de 2025, não terá mais a caneta de presidente da Câmara.
Aproximação
A aproximação de Lira com o governo Lula se intensificou nas últimas semanas com as negociações para que o PP, partido do presidente da Câmara, assuma um ministério no governo.
O nome sugerido por Lira para virar ministro é o do deputado federal André Fufuca (MA), atual líder do PP na Câmara e ex-presidente nacional do partido.