metropoles.com

Com julgamento no TCU, Podemos deixa Janot de fora da lista de candidatos

Ex-procurador Rodrigo Janot será julgado pelo TCU nesta terça-feira (9/8) e, se condenado, pode se tornar inelegível

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Janot3
1 de 1 Janot3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Com a possibilidade de se tornar inelegível após julgamento do TCU nesta semana, o ex-procurador Rodrigo Janot ficou de fora da lista de candidatos do Podemos no Distrito Federal, domicílio eleitoral dele.

A chamada “nominata” com os candidatos do partido à Câmara dos Deputados pelo DF, cargo até então almejado por Janot, foi definida na noite de sexta-feira (5/8), prazo final para as legendas realizarem suas convenções.

No documento, o Podemos lista apenas oito candidatos a deputado federal no DF, um a menos do que os nove postulantes que a sigla poderia lançar nas eleições deste ano.

A ata da reunião pondera, entretanto, que Janot se colocou “à disposição” para “complementar” as chapas da legenda, após a análise dos registros das candidaturas proporcionais.

O julgamento

Segundo dirigentes do Podemos, o ex-procurador quer aguardar seu julgamento npelo TCU em processo que analisa se os gastos da força-tarefa da Lava Jato com passagens e diárias provocaram lesão aos cofres públicos.

O julgamento está marcado para esta terça-feira (9/8) e envolve ainda o ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos), pré-candidato a deputado federal pelo Paraná. Se condenados, Janot e Dallagnol ficarão inelegíveis.

Nos bastidores, integrantes da cúpula do Podemos admitem que a expectativa no partido é de que o tribunal condene ambos, o que os impedirá de disputar as eleições de outubro deste ano.

Caso sejam absolvidos, porém, dirigentes da legenda ressaltam que a lista de candidatos ainda poderá ser alterada até a próxima segunda-feira (15/8), quando acaba o prazo para registro de candidaturas.

Outro que também ficou de fora da lista de candidatos do Podemos no DF foi o ex-ministro e general Carlos Alberto Santos Cruz. Ele ficou de dar uma resposta à sigla até o final da semana.

Em resposta à coluna, a defesa do ex-procurador diz que não há como o julgamento deixar Dallagnol inelegível. “Ainda que houvesse condenação transitada em julgado no âmbito do TCU, o ajuizamento de ação impediria que seus efeitos atingissem a candidatura de Deltan Dallagnol”, afirma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?