Para caciques do PT em SP, Boulos saiu “menor” da eleição
Lideranças do PT em SP avaliam que Guilherme Boulos saiu “menor” como liderança política no estado após a derrota na eleição municipal
atualizado
Compartilhar notícia
Lideranças do PT em São Paulo avaliam, nos bastidores, que Guilherme Boulos (PSol) saiu “menor” da eleição de 2024 para prefeitura da capital paulista, na qual o psolista foi derrotado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).
O motivo, dizem petistas, não seria apenas a derrota em si do candidato do PSol, mas o número de votos dele. No segundo turno, Boulos teve praticamente o mesmo resultado das eleições municipais de 2020.
No domingo (27/10), o psolista conquistou um total de 2.323.901 votos. O número representou um acrescimento de 155,7 mil em relação a 2020, quando Boulos foi teve 2.168.109 votos e acabou derrotado por Bruno Covas (PSDB).
Para petistas de São Paulo, o resultado mostra que o psolista não conseguiu amplicar seu capital político nos últimos quatro anos, mesmo com a expressiva contribuição de R$ 44,1 milhões do PT à campanha dele,
Diante desse resultado, lideranças do PT avaliam que Boulos deve voltar para a Câmara e dificilmente conseguirá convencer os petistas a apoiá-lo numa eventual candidatura ao governo de São Paulo em 2026.
Petistas preveem que dificilmente o psolista iria para o governo, embora admitam que ele se encaixaria no perfil dos ministérios do Desenvolvimento Agrário ou da Secretaria-Geral da Presidência, ambos comandados pelo PT.