Para atrair Eduardo Paes, aliados de Freixo oferecem vice a Cesar Maia
Avaliação é que, além de levar apoio do prefeito do Rio, Cesar Maia (PSDB), ajudaria Marcelo Freixo (PSB) a reduzir resistência no centro
atualizado
Compartilhar notícia
Numa articulação para tentar atrair o apoio do prefeito Eduardo Paes (PSD), aliados de Marcelo Freixo (PSB-RJ) passaram a defender que o vereador carioca Cesar Maia (PSDB) seja o candidato a vice do deputado federal na disputa ao governo do Rio de Janeiro deste ano.
Ex-prefeito da capital fluminense por três mandatos, Cesar é pai do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia, que assumiu o comando do PSDB no estado. Embora sejam filiados a um partido diferente do de Paes, Cesar e Rodrigo pertencem ao mesmo grupo político do atual prefeito da cidade.
A avaliação na campanha de Marcelo Freixo é a de que, além de ajudar a trazer o grupo de Paes, ter Cesar Maia como candidato a vice-governador ajudaria o deputado federal a diminuir a resistência que enfrenta em parte do eleitorado de centro e centro direita no estado.
Aliados em comum de Cesar e de Freixo dizem que nenhum dos dois resiste à ideia da chapa. A principal resistência, dizem, vem de Paes. O atual prefeito do Rio resiste a subir no palanque de Freixo. Os dois já foram várias vezes adversários na disputa pela Prefeitura da capital.
Como noticiou a coluna, em troca do apoio de Paes, aliados de Freixo também já sugeriram que a vice fique com alguém do próprio PSD. Esse nome, dizem, poderia ser até mesmo o do ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz, atual pré-candidato do PSD ao Palácio Guanabara.
Por ora, no entanto, tanto Paes quanto Santa Cruz dizem não abrir mão da pré-candidatura do advogado ao governo do Rio. O ex-presidente da OAB, inclusive, já sinalizou a Cesar Maia que também gostaria de ter o vereador carioca como candidato a vice-governador em sua chapa.