metropoles.com

Palestinos são maioria na 2ª lista de resgatados de Gaza ao Brasil

Segunda lista de resgatados da Faixa de Gaza apresentada pelo Itamaraty tem 102 pessoas, sendo 61 palestinos e 41 brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida mostra Palestinos esperando para cruzar o portão fronteiriço de Rafah em Gaza - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Palestinos esperando para cruzar o portão fronteiriço de Rafah em Gaza - Metrópoles - Foto: Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images

Cidadãos palestinos são maioria na segunda lista de pessoas que o governo brasileiro tenta resgatar da Faixa de Gaza e trazer para o Brasil.

Segundo fontes do Itamaraty, a segunda lista possui, ao todo, 102 pessoas. Desse total, 61 têm apenas cidadania palestina e 41 são brasileiros.

No caso dos palestinos, a maioria é de parentes de brasileiros que já foram resgatados na primeira lista, mas não possuem cidadania local.

Crianças são maioria na 2ª lista

Dos integrantes da segunda lista, a maioria (53) é de crianças. O restante é de adultos, sendo 27 mulheres e 22 homens, segundo diplomatas brasileiros.

Fontes do Itamaraty ponderam que os números ainda podem mudar, pois alguns podem desistir de última hora e outros podem não receber autorização para deixar Gaza.

Resgate

O resgate deve ocorrer da mesma forma que a primeira lista, ou seja, pela fronteira com o Egito. De lá, o grupo será transportado em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) até o Brasil.

Das 102 pessoas da segunda lista, 85 já foram retiradas das zonas de conflito de Gaza e abrigadas em casas alugadas pelo governo brasileiro próximas à fronteira com o Egito.

Os outros 17 estão em suas próprias residências em outros locais, também aguardando sinalização de que poderão cruzar a fronteira entre Gaza e o Egito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?