Pai de ministro de Lula pressiona Marina sobre poço da Petrobras
Em requerimento enviado a Marina Silva, Jader Barbalho, pai do ministro das Cidades, diz que Ibama é “contra o desenvolvimento do Brasil”
atualizado
Compartilhar notícia
Pai do ministro das Cidades, Jader Filho, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) está pressionando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre a solicitação da Petrobras para perfurar um poço em águas profundas na foz do rio Amazonas.
O parlamentar protocolou nessa quarta-feira (7/6) um requerimento de informação questionando a ministra Marina Silva sobre a negativa do Ibama para a perfuração do poço de pesquisa e faz críticas à decisão.
Em sua justificativa, Jader Barbalho chega a dizer que o órgão ambiental é “contra o desenvolvimento do Brasil”.
“Infelizmente, mais uma vez, o Ibama demonstra que é contra o desenvolvimento do Brasil e, principalmente, da Região Norte, pois a pesquisa para encontrar petróleo na costa do Amapá poderia trazer mais riqueza e geração de emprego para milhares de famílias”, diz o pai do ministro das Cidades.
Dentre as perguntas enviadas ao Ministério do Meio Ambiente, Jader Barbalho quer saber se os aprimoramentos feitos pela Petrobras no plano de emergência não são suficientes para reverter possíveis vazamentos de óleo.
Entenda o caso
Em maio, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, acolheu o parecer técnico da autarquia e negou o pedido da Petrobras para exploração na foz do Amazonas.
A decisão gerou desgaste entre o governo, parlamentares amapaenses e a área ambiental da Esplanada dos Ministérios. Na briga, Marina declarou que o parecer do Ibama é técnico e deve ser respeitado.
Atualmente, o Ibama reavalia o pedido feito pela petroleira para furar o poço na costa do Amapá. Entretanto, a empresa já retirou da área o navio sonda enviado para iniciar os trabalhos.