metropoles.com

Os bastidores da decisão de Bolsonaro de dar indulto a Daniel Silveira

Presidente começou a discutir estratégia antes de STF condenar deputado; Martelo foi batido em reunião nesta quinta no Palácio da Alvorada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Cerimônia de Lançamento do Certificado de Crédito de Reciclagem - Recicla+ e do Plano Nacional de Resíduos Sólidos
1 de 1 Cerimônia de Lançamento do Certificado de Crédito de Reciclagem - Recicla+ e do Plano Nacional de Resíduos Sólidos - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro começou a discutir a estratégia para conceder um indulto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) antes mesmo de o STF condenar o parlamentar, nessa quarta-feira (20/4).

Segundo ministros do Palácio do Planalto ouvidos pela coluna, a possibilidade começou a ser tratada há cerca de duas semanas, quando o julgamento de Silveira no Supremo ainda estava apenas marcado.

Toda a estratégia foi bolada por Bolsonaro com ajuda de auxiliares da área jurídica. Entre eles, o advogado-Geral da União, Bruno Bianco, e o subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência, Pedro Cesar Sousa.

Antes mesmo do início do julgamento pelo STF nessa quarta, um esboço do decreto em que Bolsonaro concederia a “graça institucional” ao deputado bolsonarista já estava pronto.

Os detalhes foram finalizados numa reunião na manhã desta quinta-feira (21/4), no Palácio da Alvorada, entre o presidente e auxiliares. Entre eles, Pedro Sousa e o ministro da Secretaria de Governo, Célio Faria Júnior.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira também participou da reunião. Oliveira já foi ministro do governo Bolsonaro e foi indicado para a Corte pelo atual presidente da República.

Após o encontro no Alvorada, Bolsonaro avisou a alguns ministros e auxiliares próximos que o decreto seria publicado a qualquer momento. A publicação aconteceu no início da noite de quinta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?