Os alertas de Campos Neto a Lula
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi recebido pelo presidente Lula na quarta-feira (27/9), no Palácio do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez ao menos dois alertas ao presidente Lula durante a reunião que eles tiveram na quarta-feira (27/9), no Palácio do Planalto.
Os alertaras foram sobre eventuais mudança na meta de inflação e uso de bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e o BNDES, para criar linhas de crédito com juros mais baixos subsidiados.
Segundo fontes do Palácio do Planalto, Campos Neto ponderou a Lula que as duas ações teriam influência direta na política monetária comandada pelo Banco Central.
Em outras palavras, o banqueiro ponderou que uma eventual mudança na meta de inflação e uma política de juros subsidiados podem levar o BC a manter a Selic mais alta, interrompendo o ciclo de cortes.
A reunião entre Lula e Campos Neto começou por volta das 18h30 e durou até 19h45. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participou do encontro.