metropoles.com

Os 2 motivos pelos quais Tarcísio ainda não migrou para o PL

Privatização da Sabesp e eleições municipais em SP têm contribuído para adiar a migração do governador Tarcísio de Freitas para o PL

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
foto colorida de Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes durante anúncio de 43 mil novas moradias no estado - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes durante anúncio de 43 mil novas moradias no estado - Metrópoles - Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

Embora seja dada como certa por Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro, a migração do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para o PL ainda não se concretizou por dois motivos principais.

O primeiro deles, segundo apurou a coluna, é o processo de privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), já aprovado pela assembleia legislativa e em votação em câmaras municipais.

O governador quer esperar a conclusão do processo, por temer que uma eventual migração do Republicanos para o PL provoque reações políticas que venham a atrapalhar a privatização da estatal.

O segundo motivo pelo qual Tarcísio não se filiou ao PL é a eleição municipal de outubro. O governador quer encaminhar alguns candidatos do Republicanos em São Paulo que prometeu apoio este ano.

O principal foco é em Guarulhos, segundo maior município do estado. Tarcísio apoia o nome do deputado estadual Jorge Wilson. Conhecido como “Xerife do Consumidor”, ele é o líder do governo na Assembleia.

O governador está empenhado em eleger Wilson porque a eventual vitória levaria Danilo Campetti (Republicanos), policial federal que foi seu segurança e assessor, a assumir uma vaga de deputado estadual.

Já Valdemar lançou outro candidato em Guarulhos: o vereador Lucas Sanches (PL). Mesmo sendo filiado ao PL, Bolsonaro resiste a apoiar o parlamentar e tende, hoje, a pedir voto em Jorge Wilson.

O que Tarcísio tem dito sobre ir para o PL

À coluna, Valdemar disse nesta segunda-feira (20/5) que Tarcísio deve migrar para o PL em julho, “se Deus quiser”. O governador, por sua vez, tem evitado cravar datas, mesmo nos bastidores.

Tarcísio tem repetido a interlocutores não ter por que mudar de legenda no momento. Ele também destaca que pretende ajudar o Republicanos nas eleições municipais deste ano no estado de São Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?