metropoles.com

Oposição rejeita deliberar sobre Daniel Silveira no plenário da Câmara

Para lideranças da oposição, não é tarefa da Câmara votar sobre agravamento de pena de Daniel Silveira determinado pelo STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
entrevista com o deputado daniel Silveira
1 de 1 entrevista com o deputado daniel Silveira - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Líderes de partidos da oposição avisaram ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que não concordam com qualquer votação na Casa que retome o caso do deputado Daniel Silveira (União-RJ).

Integrantes da oposição ouvidos pela coluna dizem concordar com o posicionamento divulgado por Lira nesta quarta-feira (30/3), de que cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) deliberar sobre a ação penal contra Silveira.

A oposição entende que os deputados, ao votarem favoravelmente à manutenção da prisão de Silveira em fevereiro de 2021, também autorizaram o STF a deliberar sobre a ação penal.

Na avaliação de deputados de partidos de esquerda, o recente agravamento da pena, com a obrigação de recolocar a tornozeleira eletrônica, não deve ser objeto de apreciação do Legislativo.

Como a coluna noticiou mais cedo, deputados bolsonaristas e lideranças evangélicas pressionam o presidente da Câmara a pautar requerimentos que visam sustar a ação penal contra Silveira em tramitação no STF.

Já há ao menos dois pedidos nesse sentido protocolados na Casa. Além disso, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), presidente da Frente Parlamentar Evangélica, promete um novo requerimento na mesma linha.

Daniel Silveira voltou aos holofotes políticos nesta terça-feira (29/3), quando o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a instalação imediata de tornozeleira eletrônica no deputado.

O parlamentar fluminense, contudo, disse no plenário da Câmara que não aceitaria e passou a madrugada em seu gabinete na Casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?