Oposição pressiona Itamaraty por solução aos brasileiros na Ucrânia
Deputado Alexandre Padilha (PT) apresentou pedido de explicações ao chanceler Carlos França sobre resgate de brasileiros na Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
Parlamentares da oposição cobraram do Itamaraty uma solução para evacuar os brasileiros que estão na Ucrânia, em meio à invasão russa àquele país.
O mais recente movimento foi do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP). O parlamentar protocolou um requerimento questionando o chanceler Carlos França sobre as providências para retirada dos brasileiros.
No requerimento, o deputado questiona a estimativa de data para realização da operação de busca, quais países serão envolvidos no resgate e como será a assistência prestada aos brasileiros que estão na Ucrânia.
Como revelou a coluna, o plano do Itamaraty para evacuação dos cerca de 500 brasileiros que estão em território ucraniano envolve cooperação com ao menos outros quatro países.
A principal rota deve ser retirar os brasileiros por meio da fronteira com a Polônia. Também há negociações para usar cidades da Romênia, Hungria e República Tcheca.
Convocação
Na Câmara dos Deputados, também já foi protocolado um requerimento para convocar Carlos França para prestar explicações sobre o tema no plenário. O autor do pedido é o deputado Ricardo Silva (PSB-SP).