metropoles.com

Oposição atua para acelerar votação da PEC das Drogas na Câmara

Lideranças de oposição na Câmara pressionam Arthur Lira a instalar ainda em junho comissão especial que analisará mérito da PEC das Drogas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Oposição na CPMI do 8 de Janeiro
1 de 1 Oposição na CPMI do 8 de Janeiro - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Lideranças da oposição na Câmara dos Deputados trabalham nos bastidores para acelerar a votação da chamada  “PEC das Drogas“, que criminaliza a posse de qualquer quantidade de entorpecentes.

A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa no início de junho. O próximo passo é passar por uma comissão especial, que precisa ser instalada por Arthur Lira (PP-AL).

Na semana passada, deputados de oposição pediram ao presidente da Câmara para instalar o colegiado ainda em junho. O mandatário ficou de retomar as conversas nos próximos dias e debater o nome de um relator.

A ideia de deputados bolsonaristas é votar a PEC na comissão especial antes do início do recesso de julho. Assim, ela poderia ser votada no plenário antes das eleições de outubro, até como um gesto ao eleitorado conservador.

O principal motivo para a pressa, porém, é a votação no plenário do STF sobre a descriminalização do porte de maconha, prevista para ser concluída na Corte nesta semana.

O que diz a PEC das Drogas

Aprovada pelo Senado em abril, a chamada PEC das Drogas transforma em crime a posse ou o porte de qualquer droga ilícita, independentemente da quantidade.

A proposta prevê que seja observada distinção entre traficantes e usuários, mas não detalha critério de diferenciação. Ao usuário, a PEC aponta aplicação de penas alternativas à prisão e tratamento contra a dependência química.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?