metropoles.com

Oposição comemora conversa com governo para discutir imposto sindical

Parlamentares da oposição comemoraram ideia do governo de tratar sobre imposto sindical e trabalhos aos domingos por meio de projeto de lei

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra plenário da Câmara dos deputados - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra plenário da Câmara dos deputados - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Parlamentares da oposição comemoraram, nos bastidores, as conversas com o governo Lula para substituir a portaria que veta trabalho aos domingos por um projeto de lei mais amplo que poderá rediscutir o imposto sindical.

Na visão de deputados federais contrários à volta do imposto, um projeto de lei entregará para o Congresso Nacional, em pleno ano eleitoral, a possibilidade de impedir qualquer contribuição compulsória aos sindicatos.

A ideia da oposição é, assim que o projeto for apresentado, modificá-lo para deixar claro que a contribuição será cobrada apenas de trabalhadores sindicalizados e não será imposta de forma alguma do restante da população.

Acordo em reunião

Em reunião na terça-feira (27/2), representantes do governo Lula deixaram implícita a vontade de discutir o retorno de algum tipo de imposto compulsório no projeto de lei que deve ser enviado em breve à Câmara.

O projeto, explicam deputados presentes na reunião, teria a função de trazer a discussão para o público. Na visão de governistas, a proposta permitiria explicar à população as vantagens de se financiar sindicatos.

A ideia do governo é fixar no projeto algumas obrigações aos sindicatos e usá-las para justificar o retorno de um imposto para financiar as entidades trabalhistas e patronais.

Parlamentares contrários ao imposto dizem que não se opuseram à ideia do projeto por terem confiança de que terão maioria no Congresso para vetar a volta do imposto sindical.

A reunião sobre o assunto na terça contou com a presença de parlamentares e dos ministros do do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ambos do PT.

Representantes de centrais sindicais, como a UGT (União Geral dos Trabalhadores), CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Força Sindical também participaram do encontro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?