metropoles.com

Oposição cobrará Lira votação de “arma” contra Bolsonaro em 2022

Relatório do projeto já foi apresentado na Câmara, e expectativa é construir acordo para que parecer seja votado na próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Orlando Silva_Najara Araujo-Câmara dos Deputados
1 de 1 Orlando Silva_Najara Araujo-Câmara dos Deputados - Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Deputados da oposição vão cobrar do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a promessa de votar até o final de novembro, no plenário da Casa, o projeto de lei que torna crime a divulgação de Fake News.

Lideranças de partidos de esquerda apostam na proposta como a grande arma para conter a militância do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais nas eleições de 2022.

No PT, que deve lançar o ex-presidente Lula como candidato ao Planalto, a avaliação é de que somente com a punição de fake news será possível conter uma eventual máquina de desinformação bolsonarista.

O projeto foi aprovado no Senado em junho do ano passado. Na quinta-feira (4/11), o relator do texto na Câmara, Orlando Silva (PCdoB-SP), apresentou seu relatório com mudanças.

A presidente do grupo de trabalho, Bruna Furlan (PSDB-SP), prometeu a integrantes do Novo e do PSL convocar reuniões na próxima semana em busca de consenso para tentar votar o PL no grupo na próxima quinta-feira (11/11).

Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que irá punir políticos que espalharem fake news nas eleições do próximo ano.

Parlamentares governistas pedem que o relatório de Orlando Silva traga definições do que são notícias falsas, com objetivo de evitar “ativismo judicial” no tema.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?