Líderes do PL defendem candidatura de Braga Netto mesmo após operação
Apesar da investigação da PF, caciques do PL dizem que Braga Netto ainda é o “nome mais forte” do partido para Prefeitura do Rio em 2024
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo após a operação da Polícia Federal contra fraudes na gestão do militar como interventor no Rio de Janeiro, lideranças do PL ainda colocam o general Braga Netto como principal aposta para a prefeitura da capital em 2024.
Nos bastidores, caciques do PL classificam como um “absurda” a quebra de sigilo telefônico do general e preveem que a investigação da PF não terá força suficiente para prejudicar a carreira política do militar.
Segundo lideranças do partido no Rio, pesquisas internas mostram que o nome de Braga Netto seria hoje o “mais forte” entre os potenciais candidatos do PL à Prefeitura do Rio de Janeiro na disputa de 2024.
A sigla ainda não bateu o martelo sobre quem será o candidato da legenda. Para caciques do PL, a legenda precisa ter um nome próprio para a disputa na capital fluminense, celeiro eleitoral de Jair Bolsonaro.
A posição enfrenta resistência da ala do PL ligada ao governador Cláudio Castro. Aliados do governador preferem apoiar o deputado Doutor Luizinho (PP-RJ), ex-secretário de Saúde do Rio, na disputa.
Operação Perfídia
Na terça-feira (12/9), a Polícia Federal deflagrou a Operação Perfídia, que apura supostas fraudes na verba da intervenção federal no Rio de Janeiro. Na época, o interventor era Braga Netto.
Ao todo a PF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão no Rio, em Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal. Braga Netto teve o sigilo telefônico quebrado, mas não foi alvo de mandado de busca e apreensão.
Apesar da insistência de caciques do PL, o próprio general tem dito não ter interesse em concorrer à Prefeitura do Rio em 2024. A preferência dele, dizem aliados, seria disputar o Senado por Minas Gerais em 2026.