metropoles.com

Líderes do PL defendem candidatura de Braga Netto mesmo após operação

Apesar da investigação da PF, caciques do PL dizem que Braga Netto ainda é o “nome mais forte” do partido para Prefeitura do Rio em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/ Agência Brasil
General Braga Netto na época interventor federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro
1 de 1 General Braga Netto na época interventor federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro - Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Mesmo após a operação da Polícia Federal contra fraudes na gestão do militar como interventor no Rio de Janeiro, lideranças do PL ainda colocam o general Braga Netto como principal aposta para a prefeitura da capital em 2024.

Nos bastidores, caciques do PL classificam como um “absurda” a quebra de sigilo telefônico do general e preveem que a investigação da PF não terá força suficiente para prejudicar a carreira política do militar.

Segundo lideranças do partido no Rio, pesquisas internas mostram que o nome de Braga Netto seria hoje o “mais forte” entre os potenciais candidatos do PL à Prefeitura do Rio de Janeiro na disputa de 2024.

A sigla ainda não bateu o martelo sobre quem será o candidato da legenda. Para caciques do PL, a legenda precisa ter um nome próprio para a disputa na capital fluminense, celeiro eleitoral de Jair Bolsonaro.

A posição enfrenta resistência da ala do PL ligada ao governador Cláudio Castro. Aliados do governador preferem apoiar o deputado Doutor Luizinho (PP-RJ), ex-secretário de Saúde do Rio, na disputa.

Operação Perfídia

Na terça-feira (12/9), a Polícia Federal deflagrou a Operação Perfídia, que apura supostas fraudes na verba da intervenção federal no Rio de Janeiro. Na época, o interventor era Braga Netto.

Ao todo a PF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão no Rio, em Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal. Braga Netto teve o sigilo telefônico quebrado, mas não foi alvo de mandado de busca e apreensão.

Apesar da insistência de caciques do PL, o próprio general tem dito não ter interesse em concorrer à Prefeitura do Rio em 2024. A preferência dele, dizem aliados, seria disputar o Senado por Minas Gerais em 2026.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?