O que Meirelles tem achado dos discursos de Lula sobre economia
Cotado para o Ministério da Fazenda, Meirelles avalia que ideias de Lula sinalizam para uma reedição da Nova Matriz Econômica de Dilma
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos nomes cotados para o Ministério da Fazenda de Lula, Henrique Meirelles não gostou muito do que ouviu do presidente eleito sobre economia, nos últimos dias.
A integrantes do mercado financeiro, Meirelles avaliou que as ideias defendidas por Lula indicam uma “reedição” da Nova Matriz Econômica do governo Dilma Rousseff.
A Nova Matriz Econômica foi como ficaram conhecidas as medidas heterodoxas e de caráter desenvolvimentista adotadas por Dilma a partir de 2011, primeiro ano de mandato da petista.
Meirelles, que tem perfil mais ortodoxo na economia, obviamente não gostou. A integrantes do mercado, ele avaliou que a proposta, se posta em prática, tende a não dar certo. Procurado, o ex-ministro não respondeu.
As falas de Lula
Em entrevistas desde essa quarta-feira (09/11), em Brasília, Lula fez uma série de críticas às ferramentas que controlam as contas públicas, como a regra do teto de gastos e as metas de inflação.
Lula disse, por exemplo, que “algumas coisas encaradas como gastos nesse país vão passar a ser vistas como investimentos”. Também questionou haver meta de inflação , e não ter meta para o crescimento do PIB.
As declarações de Lula foram mal recebidas pelo mercado financeiro. No início da tarde, o dólar operava em alta e o Ibovespa, índice referência da Bolsa de Valores brasileira, em queda.