O que a oposição prepara para Galípolo na sabatina no Senado
Senadores da oposição prometem questionar Gabriel Galípolo sobre “arroubos e impropérios” de Lula contra juros e presidente do Banco Central
atualizado
Compartilhar notícia
Lideranças da oposição no Senado já têm em mãos uma lista de questionamentos a serem feitos a Gabriel Galípolo, economista indicado pelo governo Lula para a diretoria de Política Monetária do Banco Central.
Para assumir o posto de primeiro diretor do BC indicado por Lula, Galípolo precisará passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e ter sua indicação aprovada pelo plenário da Casa.
Durante a sabatina, senadores da oposição pretendem questionar o economista sobre o que chamam de “arroubos e os impropérios” de Lula contra os juros e suas críticas ao atual presidente do BC, Roberto Campos Neto.
Os parlamentares também prometem questionar Galípolo sobre os fundamentos de uma adequada política monetária, sobre o combate à inflação e sobre segurança jurídica e o crescimento sustentável.
Desde janeiro, Galípolo vinha atuando como número 2 de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda. Ao anunciar a indicação do economista nesta segunda-feira (8/5), o ministro disse que ela recebeu o aval de Campos Neto.