metropoles.com

O que a equipe econômica pensa sobre o voto impresso

Na terça-feira (22/6), o presidente Jair Bolsonaro ordenou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que arranje recursos para bancar o sistema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metrópoles
Paulo Guedes, ministro da economia
1 de 1 Paulo Guedes, ministro da economia - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

Em evento no Palácio do Planalto na última terça-feira (22/6), o presidente Jair Bolsonaro mandou o ministro da Economia, Paulo Guedes, “arranjar recursos” para bancar o voto impresso nas eleições de 2022.

Ao contrário de outros pedidos por mais gastos, dessa vez o presidente não deve encontrar resistências da equipe econômica. Nos bastidores, membros do time de Guedes dizem não se opor à medida.

À coluna, um influente integrante do Ministério da Economia afirmou achar “até barato para a democracia” o custo para implantação do sistema, estimado em cerca de R$ 2 bilhões pela Justiça Eleitoral.

Para o voto impresso valer em 2022, o Congresso precisa aprovar até outubro deste ano a PEC que trata do tema. O relator da proposta na Câmara, Filipe Barros (PSL-PR), prometeu apresentar o parecer na próxima semana.

Neste sábado (26/6), contudo, os defensores da proposta levaram um banho de água fria: presidentes de 11 partidos de centro se reuniram e anunciaram posição conjunta contra a aprovação do voto impresso.

Uma das principais bandeiras de Bolsonaro, a PEC não prevê o fim da urna eletrônica. Ela estabelece que um comprovante do voto será impresso e depositado numa urna lacrada, para eventual auditoria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?