metropoles.com

O próximo partido alvo de Lula depois do MDB

Ex-presidente deixou claro a aliados que pretende buscar “todo mundo” que estiver disposto a tirar Jair Bolsonaro da Presidência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Instituto Lula
Imagem do encontro entre Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - Metrópoles
1 de 1 Imagem do encontro entre Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - Metrópoles - Foto: Divulgação/Instituto Lula

O ex-presidente Lula já definiu qual partido vai procurar em busca de apoio caso consiga convencer o MDB a desistir da candidatura da senadora Simone Tebet (MS) ao Palácio do Planalto.

Segundo petistas, se tiver sucesso com os emedebistas, Lula e o PT vão intensificar a ofensiva para obter apoio do PSDB a sua candidatura à Presidência da República.

Atualmente, os tucanos têm compromisso fechado com o MDB para apoiar Tebet como o nome da chamada “terceira via”. O PSDB deve, inclusive, indicar o senador Tasso Jereissati como vice da emedebista.

Petistas lembram que, durante sua passagem por Brasília em julho, o ex-presidente deixou claro a aliados que irá “buscar todo mundo” que estiver disposto a tirar Jair Bolsonaro da Presidência da República.

Lula receoso

Como mostrou a coluna, Lula está receoso de um possível segundo turno contra Bolsonaro. O temor é de que Bolsonaro dobre a aposta na radicalização. Por isso, quer fazer de tudo para vencer a eleição no primeiro turno.

Lideranças petistas ponderam, contudo, que é necessário aguardar. Primeiro, o MDB precisa tirar a candidatura de Tebet ao Planalto, para só depois retomar as conversas com dirigentes do PSDB.

Desde que começou sua pré-campanha, Lula busca apoio do PSDB. Nos últimos meses, o petista esteve com caciques tucanos, como o próprio Tasso, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-senador Aloysio Nunes.

Como mostrou a coluna, Lula também já declarou publicamente sua amizade com o senador José Serra (PSDB-SP) e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em um claro gesto de aproximação.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?