metropoles.com

O pedido de movimentos sociais para o ministério de Lula

Líderes de movimentos sociais se reuniram com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, nesta segunda-feira (5/12), na sede da transição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
O presidente eleito Lula discursa ao lado da presidente do PT e membra da equipe de transição, Gleisi Hoffmann. Ele fala à imprensa - Metrópoles
1 de 1 O presidente eleito Lula discursa ao lado da presidente do PT e membra da equipe de transição, Gleisi Hoffmann. Ele fala à imprensa - Metrópoles - Foto: Reprodução

Lideranças de movimentos sociais se reuniram na manhã desta segunda-feira (5/12), na sede do governo de transição, em Brasília, com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

No encontro, fizeram um pedido sobre a estrutura do futuro ministério de Lula: que a Secretaria-Geral da Presidência volte a ser a pasta responsável por cuidar da relação com os movimentos populares.

O objetivo seria facilitar a interlocução direta com o presidente eleito. Com status de ministério, a Secretaria-Geral tem assento dentro do Palácio do Planalto, mesmo local onde Lula despachará.

“Estamos atuando fortemente para que o tema da participação popular seja uma das prioridades do governo Lula 3”, disse à coluna o Raimundo Bonfim, coordenador nacional da Central dos Movimentos Populares (CMP).

Além de Bonfim, participaram da reunião com Gleisi nomes como Kelli Marfot, da coordenação nacional do MST, e Julia Aguiar, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Nomes cotados

Segundo Bonfim, o nome de Gleisi era um dos favoritos dos movimentos para o ministério. Na semana passada, no entanto, Lula confirmou que não pretende nomear a petista como ministra, conforme antecipou a coluna.

Sem Gleisi, são cotados para a Secretaria-Geral os deputados federais Paulo Teixeira (PT-SP) e Márcio Macedo (PT-SE) e o deputado estadual paulista Emídio de Sousa (PT).

Completam ainda a lista de cotados o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas e também filiado ao PT, e o ex-ministro Gilberto Carvalho, que chefiou a pasta no governo Lula.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?